sábado, 27 de março de 2021

DEFESA CIVIL: Rio Marathaoan atinge nível acima da cota de alerta

A Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu boletim no final da tarde de ontem, 26/03/21, mais precisamente às 17:30 hrs, comunicando à Defesa Civil de Barras que o Rio Marathaoan apresentou nível acima da cota de alerta a partir das 14:00 hrs de ontem, 26/03/2021 e dessa forma, começou a emitir boletins de previsão e acompanhamento dos níveis das estações monitoradas na bacia do Parnaíba.
Segundo o boletim, a elevação dos níveis dos rios mais ao norte do Estado são resultantes das precipitações dos últimos cinco dias, concentradas na porção norte e centro norte da bacia do Parnaíba. O Rio Marathaoan, em Barras, registrou as 16:45 hrs de ontem, cota de 3,73 m, portanto, 3 cm acima da cota de alerta. Ainda segundo o boletim, a tendência é que o nível se eleve nas próximas8/ 8 horas e atinja 3,78 m, mas ainda abaixo da cota de inundação (4,20 m) 42 cm. A CHESF está liberando uma vazão de 600 m³/s desde o dia 22/03 as 8:00 hrs conforme carta circular Chesf/SOO 009/2021. As previsões apresentadas neste boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos

Os dados hidrológicos utilizados neste boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, operada pela CPRM. O Serviço Geológico do Brasil solicita que os órgãos envolvidos com a salvaguarda das populações ribeirinhas às margens do Rio Marathaoan, especialmente no município de Barras, passem a também acompanhar a evolução das condições do rio, bem como iniciem o planejamento de ações emergenciais para prevenção de perdas humanas e materiais caso os rios venham a atingir cotas acima do nível de inundação.

O Prefeito Capote disponibilizou o prédio da Academia de Saúde, às margens do rio marathaoan para abrigar o Gabinete de Crise, onde uma equipe composta por agentes da Defesa Civil do município e GAV (Grupo de Voluntariado), o segundo comandado pelo bombeiro civil e resgatista, professor Francisco Sampaio, já se encontram apostos e durante todo o dia de hoje vêm acompanhando de perto a situação das famílias ribeirinhas e fazendo o monitoramento do nível do rio marathaoan em contato direto com técnicos da Defesa Civil Estadual e CPRM. Em caso de necessidade de remoção de famílias, a prefeitura disponibilizou um número de telefone para contato com a equipe que se encontra de prontidão, fone (86)98885 1275. Professor Sampaio (GAV) falou aos internautas, veja o vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário