segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

GESTÃO MODELO 2019: Dr. José Joaquim encerra mais um ano com salários em dia

A gestão “O Futuro é para Todos”, que tem a frente o competente Prefeito, Dr. José Joaquim de Sousa Carvalho, da vizinha cidade de Cabeceiras do Piauí, vem a sete (07) anos consecutivos mantendo rigorosamente em dia toda uma planilha de pagamento de salários, decimo terceiro, adicionais de férias e demais garantias trabalhistas, além de está honrando todos os compromissos deixados pelos seus antecessores e que são volumosos. O Prefeito encerra o ano fiscal 2019 gerindo com muita transparência e fé pública, os recursos da municipalidade cabeceirense e se firmando no cenário politico da região como um grande líder e gestor referência. Hoje, 30 de dezembro de 2019, o grande líder, Dr. José Joaquim, fechou mais um exercício financeiro e fiscal pagando todos os servidores da Prefeitura de Cabeceiras do Piauí, além de manter o mais arrojado Programa de Obras e Serviços Públicos da história do município, a todo vapor. Gestão nota dez, modelo p toda região.
O mesmo não se pode dizer da cidade de Barras, onde os salários, quando são pagos, já é dentro do outro mês, além de subtração nos salários da educação. Mesmo com recursos extras que entram como o 1% de adicional no FPM, sessões onerosas da exploração do pré-sal e extras do Ministério da Saúde, este ultimo entrou agora no dia 18 de dezembro, o que se houve pelas ruas de Barras são servidores da Prefeitura de Barras se lastimando por seus salários atrasados e desesperançosos de ainda comprarem algum produto para reunir-se com familiares na virada do ano. É triste, por demais, a situação dos servidores da prefeitura de Barras. Até quando o prefeito vai botar a culpa no Capote?

domingo, 22 de dezembro de 2019

GESTÃO EFICIENTE: Prefeito de Cabeceiras encerra mais um ano com tudo em dia

 O Prefeito de Cabeceiras do Piauí, Dr. José Joaquim, igualmente a todos os gestores de seu tempo, está enfrentando uma avalanche de dívidas herdadas de gestões passadas que se referem a precatórios, salários e garantias trabalhistas não pagos, Eletrobrás (equatorial), agespisa, Piso Salarial do Magistério, dentre outros, mas diferentemente de muitos prefeitos, não desperdiçou tempo com lamentos e mimimis, arregaçou as mangas e vem honrando tudo aquilo que foi negociado e parcelado junto aos órgãos credores. A cidade é um dos maiores canteiros de obras do Piauí, salários e fornecedores em dia, além de saldo positivo nos cofres públicos. Sexta-feira, próximo passado, (20/12/19), o gestor concluiu toda a folha de pagamento de servidores daquela prefeitura, incluindo o décimo terceiro salário, conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal e as exigências dos Tribunais de Contas do Estado e da União. 



“Encontramos um verdadeiro caos financeiro e fiscal, um município em colapso, mas nossa garra e coragem, aliados à nossa fé pública foram decisivos para tomarmos as medidas que tomamos e colhermos hoje os frutos que plantamos na adversidade, ou seja, uma prefeitura apta à celebrar convênios com quaisquer que sejam os entes que se fizerem necessários, estamos já a alguns anos na condição de adimplente, prefeitura e município com nome limpo, fora do CAUC... estamos em dia com tudo e com todos,” pontuou o grande líder, Prefeito Dr. José Joaquim. Como se vê no exemplo de Cabeceiras, quando se une a capacidade administrativa, coragem e fé pública, as coisas andam. Em Barras, infelizmente o atual gestor gastou três anos de sua gestão a se lamentar e atribuir sua incapacidade gerencial ao seu antecessor, e neste último ano resolveu fazer política, exatamente tendo como pano de fundo este cenário. Tem político que insiste em subestimar a inteligência coletiva e o que acontece, invariavelmente, é este político entrar numa contramão e esbarrar num paredão de concreto chamado ´povo.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Cabeceiras em festa com mais um Baile Municipal das Debutantes

O Prefeito de Cabeceiras do Piauí, médico ginecologista, Dr. José Joaquim convidando o povo cabeceirense para abrilhantar com sua honrosa presença a mais um Tradicional Baile Municipal das Debutantes que será realizado nesta sexta, 13/12/19, portanto hoje, a partir das 21:00 hrs, no Espaço Cultural. O evento será animado pela badalada Banda Forró Balancear de Fortaleza. 

O Prefeito, Dr. José Joaquim foi o grande idealizador do evento que desde 2013 foi transformado em um Projeto, graças ao empenho da Vereadora Kiane Oliveira e que hoje é parte integrante dos serviços de proteção social da Secretaria Municipal de Assistência Social e que tem como fito, fortalecer os vínculos familiares, promover a formação social, cultural, profissional e educacional, além de contemplar a inclusão e desenvolver a autoestima das meninas/moças que neste dia festivo recebem serviços de beleza que incluem, dentre outros, maquiagem, limpeza de pele, manicura, pedicura e penteados. 

Hoje, logo mais às 21:00 hrs, 21 adolescentes realizarão o Sonho Dourado de pisar no tapete vermelho e se apresentar para a sociedade cabeceirense, agora não mais como meninas e sim, como moças/mulheres. “Nós demos início a este evento ainda antes de sermos eleito prefeito de nossa Cabeceiras, porque sempre defendi a inclusão, a participação de todos na vida da cidade, afinal, o povo é a razão da existência da cidade e esta parcela do nosso povo, vivia uma exclusão... daí a beleza e a grandeza desta ação,” destacou o Prefeito, Dr. José Joaquim.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

CABECEIRAS DO PIAUÍ: NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

A Prefeitura de Cabeceiras do Piauí, no que concerne à Gestão comandada pelo Prefeito Dr. José Joaquim de Sousa Carvalho, vem ao longo destes sete anos cumprindo a rigor com toda programação do Ministério da Saúde no que tange as ações da Atenção Básica, (atendimentos ambulatoriais em postos de saúde e as campanhas sistemáticas de prevenção e imunizações, etc), a prova é de que todas as metas foram alcançadas e vêm sendo mantidas. O Prefeito e equipe, consciente da grande procura por atendimento médico especializado tem feito um esforço gigante e vem garantindo, com recursos próprios, algumas destas especialidades, dentre estas o ORTOPEDISTA (médico de ossos e afins). Nesta quinta-feira, 17/10/19, como é de praxe, estavam atendendo no Posto de Saúde do Centro, os médicos, Dr. Elenilson e Dr. Olivan Leite, o primeiro como Clínico Geral no atendimento ambulatorial e o Ortopedista, Dr. Olivan, em sua especialidade, sendo que o último já havia atendido seis (06) pessoas a mais que o número estipulado quando o mesmo comunicou a sua Auxiliar que iria encerrar o atendimento pois já havia atendido à 23 pessoas naquela manhã e em seguida em um ato normal retirou-se da Unidade de Saúde.

 A Auxiliar comunicou explicando aos presentes que o médico já havia atendido um número superior de pacientes e que os demais iriam ser atendidos pelo Dr. Elenilson que ocasionalmente se ausentou do atendimento para estabilizar um paciente grave na mesma Unidade e que voltaria, como voltou e procedeu ao atendimento dos demais sob protesto de um usuário que inconformado começou a registrar em vídeo a saída do profissional ortopedista. O vídeo fora produzido por um useiro e vezeiro da oposição que deu tratamento político ao ocorrido e quis com sua fala e imagem levar os internautas a entender como se o médico estivesse abandonando seus pacientes ou se negando a atendê-los. Procurado por nossa reportagem, o médico Dr. Olivan nos informou que: “atendi e atendo sempre mais que o estipulado e nunca me neguei a atender ninguém...” “...nunca abandonei meu posto de trabalho um dia sequer”. O médico nos garantiu que nesta manhã atendeu seis pessoas a mais que o que consta em contrato.                                                                          


Como se ver, mais uma tentativa frustrada da oposição de manchar a boa imagem de uma gestão que vem dando certo. Procuramos o Prefeito de Cabeceiras, médico Dr. José Joaquim onde o mesmo se pronunciou dizendo: “Em Cabeceiras não temos Hospital, só temos Postos de Saúde e ainda fazemos várias atividades que não são de nossa responsabilidade, tipo consultas de ortopedia, dentre outras de média complexidade e o que houve foi que uma pessoa não queria aguardar o Dr. Elenilson que estava atendendo a um paciente grave retornar para atendê-lo.”  E completou: "Dr. Elenilson é filho de Cabeceiras e sempre atendeu a todos, ficando até atender ao último paciente”. A oposição de Cabeceiras tem que encontrar um modo digno de fazer política e encontrar pessoas honradas e acreditadas para se insurgir, caso contrário, o tiro vai sair sempre pela culatra.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019


NOTA DE RETIFICAÇÃO E ESCLARECIMENTO
A presente nota objetiva o esclarecimento de matéria recém-publicada no PORTAL CABECEIRASWEB cujo responsável é o Jornalista Apolo Araújo e que para o bem da verdade merece um foco elucidativo. "Desde que nos propomos a trabalhar com comunicação (jornalismo) à décadas atrás, adotamos como princípios norteadores de nossa atuação profissional, a verdade e a ética. Assim sendo cabe-nos neste momento, guiados pelo senso de justiça fazer uma retificação na postagem, uma vez que uma pessoa que elenca referida matéria nos procurou na pessoa de seu Advogado informando que ouve um equívoco em relação ao seu constituinte, Sr. George e que ele (George) não participou do ato delituoso. Outrossim, reafirmamos nosso compromisso com o pós fato que é a análise fria e imparcial dos acontecimentos e colocarmo-nos à disposição dos nossos estimados internautas e autoridades com o fito de sempre chegarmos à verdade, razão maior de nosso mister. Vale aqui ressaltar nosso zelo e respeito por nossas fontes que são verdadeiros pilares na composição e construção da matéria jornalística como assim o foi, quando da publicação desta matéria que referia-se a um verdadeiro arrastão que se realizou em nossas terras deixando um rastro de medo e terror na nossa gente. Nossa fonte nos enviou um áudio detalhando o ocorrido, a ação da polícia que foi diligente na captura dos criminosos e tudo o mais que gerou a matéria".  

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

REGISTRO EM MÃOS: Dra. Emília finalmente consegue a titularidade de propriedade de terreno da Câmara















                                                                             A Câmara Municipal de Barras, desde a sua criação, ou seja, a mais de 01 século, nunca teve a sua sede própria, funcionando de forma precária em prédios cedidos pelo Poder Executivo ou alugando de terceiros. Hoje, graças à luta da incansável Presidente do Legislativo barrense, Vereadora Emília Maria Costa Maciel a câmara recebeu com orgulho a notícia de que agora de fato e de direito o prédio lhe pertence. Dra. Emília falou à nossa reportagem de que esta foi uma luta que vinha se arrastando de a muito tempo, mas que ela priorizou e envidou todos os esforços ao lado de sua assessoria a esta causa e por fim, hoje o sonho é realidade. “Mais um sonho, e mais uma empreitada nossa visando a total e plena independência entre os poderes...” frisou a presidente. “O próximo passo será a reforma e ampliação da casa do povo, onde cada vereador possa dar seu expediente legislativo em seu gabinete, receber e atender a população, enfim, uma casa mais acolhedora e mais cômoda para todos”, finalizou a vereadora.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

POLÍTICA RASTEIRA: Em Cabeceiras oposição usa até Peste Suína com fins à retomada do poder.

O Município de Cabeceiras do Piauí vem sendo alvo de operações dos Governos Federal e Estadual através de Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA e do Centro de Operações em Emergência  Zoossanitária Para Peste Suína Clássica do Piauí, este último vinculado à ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí). Este mesmo procedimento fora adotado nos municípios de Lagoa do Piauí, Domingos Mourão e Murici dos Portelas, onde vários focos foram confirmados. Vale ressaltar que estas ações são atribuições exclusivas dos Governos Federal e Estadual com suas respectivas agências e pessoal qualificado para tal.

O Prefeito de Cabeceiras do Piauí, Dr. José Joaquim, diligente e sensível à situação, participou de Audiência Pública proposta pelo Eminente Chefe do Ministério Público do Estado do Piauí, circunscrição Barras, Dr. Clécio  Setúbal, com o fito de esclarecer tudo acerca da Peste Suína, suas implicações, bem como tirar toda e qualquer dúvida e conscientizar os criadores sobre a importância das medidas adotadas pelo governo do Piauí e Governo Federal que seguem protocolos internacionais de biossegurança alimentar e uma rigorosa legislação federal. Na oportunidade o Prefeito Dr. José Joaquim se solidarizou com os criadores, lamentou as perdas e colocou-se à disposição dos mesmos no sentido de oferecer total apoio para toda e qualquer ação que se faça necessária.


LAMENTÁVEL: Enquanto as autoridades e Técnicos se desdobram em uma mega força tarefa no intuito de se criar barreiras zoossanitárias e resolver de vez o problema, apesar de medidas duras e amargas, os homens e mulheres que constituem o bloco político de oposição, numa atitude desesperada resgatam do fundo do poço da velha política, práticas de um modelo ultrapassado e carcomido pelo tempo, injusto e antiético de se fazer política, visto somente nos  tempos  idos  do Coronelismo impiedoso que tanto massacrou o trabalhador rural. A oposição aposta todas as fichas no: “quanto pior, melhor”. O bloco da oposição busca o poder na base do jogo sujo da política rasteira... mas não há de ser nada, afinal, como sabemos: “os cães ladram e a caravana passa”. Cabeceiras do Piauí, do alto da sua grandeza, sob os pilares inquebrantáveis que ancoram sua gloriosa história, construída com lutas e sacrifícios, haverá de acrescentar mais esta vitória ao painel memorial de sua brava gente.


segunda-feira, 6 de maio de 2019

Cabeceiras do Piauí: Bom Futuro receberá em breve um moderno Posto de Saúde com nova ambulância

O Prefeito de Cabeceiras do Piauí, Dr. José Joaquim vem mudando o cenário e as estatísticas da saúde pública do município com investimentos de alta monta com construções, reformas e ampliações de unidades de saúde, além de dotá-las de toda a infraestrutura necessária ao seu pleno funcionamento como:  mobiliário, atendimento médico e ambulatorial, medicamentos e outros procedimentos que vem conferindo ao município um padrão bem diferente dos negligenciados num passado não muito distante.

 A propósito, o grande líder, Prefeito Dr. José Joaquim está reformando e ampliando o que antes era uma casa de tacaniça sem as mínimas condições de conforto e segurança aos seus usuários e transformando em um moderno Posto de Saúde na localidade Bom Futuro que será uma referência para toda aquela região, além de já está garantida e depositada em conta da prefeitura uma emenda de autoria da Deputada Federal Iracema Portela para a aquisição de uma ambulância zero quilômetro que deverá ser entregue à população do Bom Futuro e de toda a região. “Vamos nos voltar neste segundo momento de nossa gestão para fazer funcionar plenamente todos os serviços públicos com vistas à excelência dos mesmos... quero entregar ao meu sucessor uma máquina perfeita, bem calibrada, funcionando a todo vapor, para que este dê continuidade e possa conquistar muito mais”, finalizou o Prefeito Dr. José Joaquim. 

















LRF e IEGM: Cabeceiras do Piauí pela segunda vez referência na região

O município de Cabeceiras do Piauí se tornou um modelo de gestão eficiente e eficaz servindo como modelo para todo o Estado do Piauí, porque não dizer para todo o Brasil. O Prefeito, Dr. José Joaquim de Sousa Carvalho vem seguindo rigorosamente todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de manter sempre em dia todas as parcelas de débitos das gestões anteriores, as obrigações e encargos da folha de pagamento como o INSS que varia entre 11 e 22%, de cada salário pago. “Mesmo com tais adversidades vimos mantendo salários em dia, fornecedores em dia e construindo novas unidades, seja de saúde, seja de educação, reformando e ampliando prédios e estradas, instalando sistemas de abastecimento d’água na zona rural, avançando com nosso IDEB, melhorando os indicadores da saúde...” destacou o gestor. Indagado sobre qual a maior dificuldade enfrentada na sua gestão, Dr. José Joaquim foi enfático: “Além do colapso financeiro e administrativo que encontrei, foi e tem sido, extremamente delicado  lidar com a pressão popular por empregos, fato de raiz cultural que foi a mais nefasta e destruidora política praticada no passado pelos nossos antecessores e que temos tido dificuldade para romper com este paradigma, haja vista, ser esta prática, a mãe de toda ineficiência, atraso e quebradeira de qualquer gestão”.

 O IEGM é uma ferramenta criada pelo Tribunal de Contas do Piauí – TCE-PI que consiste em um questionário que as prefeituras preenchem informando acerca de todas as ações e gastos em todos os setores da gestão e tem por objetivo aferir onde e como está sendo aplicado o dinheiro público e se tais gastos estão resultando em melhoras nos indicadores de saúde, educação, infraestrutura, etc. Para ser destaque e servir de modelo no IEGM do Piauí, o Prefeito de Cabeceiras não só preenche e envia em tempo hábil tais informações, como foram feitas diligências pelo TCE-PI por duas vezes no município, onde ficou comprovado por documentos, testemunhos e observações, in loco, que as informações do formulário estavam em conformidade com o que fora visto pelos observadores da Corte de Contas do Piauí. Percebe-se, portanto, que muitas vezes o eleitor se deixa levar por campanhas de candidatos milionários e populares e se esquece que estes, via de regra, são os piores. “Nos dias que correm as qualidades mais importantes em um gestor é a competência para encontrar saídas, a coragem de enfrentar desafios, autoridade e liderança para romper com práticas populistas que só servem para criar mitos, e não resultados, como assim o é a política do empreguismo do passado, e claro, honestidade para entender que o dinheiro público tem um destinatário, o povo... e é o que estamos fazendo aqui em Cabeceiras, tratando a coisa pública com fé pública e transparência”, destacou o grande líder, Dr. José Joaquim.



Um gestor que se mostra compromissado com as futuras gerações não pode tergiversar ante as dificuldades. “Estamos pagando o PISO SALARIAL NACIONAL dos professores, pagamos, também o piso dos agentes de saúde e endemias, pagando o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação, insalubridades, férias, terço de férias e tudo o mais que é de direito... é preciso muita seriedade, muita garra, e muito esforço para chegar onde chegamos abaixo de 48,60% de gasto com pessoal, daí, nossa prefeitura não aparecer em listas negativas do TCE-PI e em nenhuma outra”, cunhou o Prefeito Dr. José Joaquim. A cidade, em todos os seus quadrantes é um grande canteiro de obras. Na zona rural são encontrados ginásios poliesportivos cobertos, Unidades Básicas de Saúde, energia elétrica, sistemas de abastecimento d’água, estradas, postos de saúde, escolas, médicos, fisioterapeutas, tudo em pleno funcionamento como visto e relatado pelos técnicos do TCE-PI.