segunda-feira, 21 de maio de 2018

Carlos Monte e Cynara abandonam hospital que ameaça fechar as portas

É lamentável e revoltante o estado em que se encontra o outrora Premiado Hospital Regional Leônidas Melo. Um hospital modelo que atendia não só a Barras, mas a toda uma região. Hoje o hospital agoniza em seu leito de morte.  Peço de você, caro internauta, uma avaliação imparcial e veja se cabe outra interpretação: só cabe na cabeça de uma pessoa muito ingênua a história que os asseclas do prefeito apregoam de que o hospital é estadual e, portanto, o prefeito não tem nada a ver. Conversa pra boi dormir.
O Prefeito Carlos Monte e sua Vice Cynara são os fiéis depositários do povo barrense, portanto responsáveis direto pela defesa e execução de políticas que visem melhorar as condições de vida e o bem estar da população na saúde, na educação, na segurança, etc. O governador Wellington Dias é votado em Barras e bem votado, diga-se de passagem, pelo Prefeito Carlos Monte e D. Cynara Lages, o homem mais importante do governo é o Deputado Federal Assis Carvalho, votado por Carlos Monte, um dos políticos mais influentes do Brasil é o Senador Ciro Nogueira, votado em Barras com quase 13.000 votos e é amigo pessoal da Vice-Prefeita Cynara Lages, do partido dela. Então vos pergunto: o hospital sem serventia, sem resolutividade, salários atrasados, com ameaça de greve e até de fechar as portas, a culpa não é dos dois gestores maiores de Barras? 


Claro que é. Dr. Carlos e D. Cynara estão bem acomodados, viraram as costas para o nosso hospital e são os únicos culpados deste abandono. A D. Cynara Lages vem junto com o marido, vereador Roberto Veras usando seus prestígios políticos para trazer para Barras um trator para servir aos produtores de leite. Vocês sabem quem são os produtores de leite de Barras? O marido da vice, Sr. Roberto Veras, o tio da vice, Sr. Umbelino Lages, os primos e os cunhados da vice Cynara Lages, ou seja um trator familiar. Quando na verdade o importante seria se o trator estivesse a serviço dos pequenos produtores familiares dos assentamentos onde a mesma foi votada e  elegeu seu marido. Com certeza se for para algum pequeno produtor deverá ser cobrado alguma taxa de R$ 70,00. E por conta deste descaso é que Barras vive um retrocesso visível que dói na gente.
Quando é para receber equipamentos que nunca irão ser usados, aí o prefeito e sua vice aparecem, vão lá, pousam para os blogs, tem bandinha, salgadinhos, tapinhas nas costas do Deputado Assis Carvalho e o famigerado discurso véi enfadado mais do que a peste. Eita Barras véa  que tem aguentado mentira. Hoje um ex-eleitor do prefeito e da D. Cynara me falou: Hélcio, votei pensando que era uma joia rara, mas não passa de uma bijuteria véa, enferrujou. Serve pra alguma coisa?

sexta-feira, 18 de maio de 2018

CHAMPIONS VILLE: Uma ideia que deu certo


Na noite de ontem, 17/05/18, o Ginásio Poliesportivo da Vila França foi palco da final do Campeonato de Futebol de Salão Champions Ville que contou com a participação de seis equipes e que teve como finalistas, Náutico e Resenha. Diante de um ginásio lotado de moradores da Vila França e de outros bairros do entorno que foram torcer pelos dois finalistas, tivemos um confronto acirrado com lances emocionantes e um espetáculo de alto nível técnico e bem organizado. O Resenha sagrou-se campeão da 1ª edição do Champions Ville por um placar de 7x2. A organização do evento ficou a cargo dos jovens Gustavo Vale Pereira, Leandro e Moisés. O campeonato teve o total apoio do pré-candidato a Deputado Federal Neto do Carvão.



sábado, 12 de maio de 2018

BARRAS: Símbolo de decadência e abandono

A cidade de Barras tem sua história e suas páginas contadas em séculos de existência numa narrativa ciclotímica, oscilando entre períodos que vão da ascensão, apogeu e queda dos mesmos até o início de novos ciclos. São mais de dois séculos de história e construção de uma identidade que fez surgir nomes exponenciais nas artes, na literatura, na política, etc, mas principalmente a história de um povo guerreiro que aprendeu desde cedo ir à luta e conquistar seus espaços nesta construção diária tendo como espelho o feito de homens e mulheres que escreveram as mais honrosas páginas desta história, motivo do orgulho deste povo das águas marathaoans e longás.
E mais uma vez o barrense se depara com o hiato da ciclotimia desta terra de Generais e Governadores, Poetas e Marechais que vive no hoje uma decadência que dói n’alma de todos nós que aqui nascemos e assistimos, impotentes, à derrocada de uma terra que já foi a mais importante no cenário piauiense. Nossa UESPI agoniza, a Sede da ex-regional IAPEP está ruindo, a mais antiga Unidade Escolar de Barras (Matias Olímpio) ameaça desabar a qualquer momento (interditada), Hospital Leônidas Melo sem resolutividade pede socorro, ruas, praças e avenidas esburacadas e escuras, violência avançando como nunca, água barrenta e sem o devido tratamento revela a quebradeira e o abandono da AGESPISA, Sede do D.E.R, outro símbolo de uma era de prosperidade ruindo e abandonada, operários não recebem por serviços executados e começam a quebrar o patrimônio do povo, escolas abandonadas sem reforma a um ano e meio de gestão Carlos Monte e Cynara Lages, ano letivo atrasado nos dois primeiros anos da gestão Carlos Monte e Cynara Lages, conferindo queda significativa nos repasses do FUNDEB, cortes nos salários de professores, queda na qualidade da merenda escolar, fim de vários programas de suporte à educação, etc. 


 Tudo isso acontecendo e o Prefeito não envida um pequeno esforço no sentido de mostrar ao seu povo que o mesmo está tomando alguma providência. Em qualquer canto da cidade é fácil encontrar pessoas do povo reclamando da gestão como sendo a pior da história. O prefeito se mostra frio e indiferente aos reclames da população. Eclodem ao mesmo tempo, notícias vindas de todas as partes de rumorosos casos de apropriação indébita de recursos e estruturas em benefício de particulares como a construção em terrenos particulares de tanques para criação de peixes, onde segundo os beneficiários, os irmãos Chico e Benedito Ana, afirmam que o pagamento pelo serviço iria, supostamente, ser rateado entre o maquinista Félix e o marido da Vice-Prefeita, D. Cynara Lages, vereador Roberto Veras.



 Como resposta à população o Prefeito Carlos Monte disse em nota que estava criando uma Comissão de Investigação para apurar o caso, mas até esta data, domingo, 13 de maio de 2018 não se sabe quem constitui esta comissão, se ela foi realmente criada e qual o resultado se é que tem resultado. E assim, Barras segue, capenga, se arrastando, arquejando em seu leito de morte. O que falta mais acontecer? Será que a esperança morreu? Ou este governo entrará mesmo para a história como o maior engodo eleitoral da história? Dá pra se tirar alguma lição do caos em que esta terra está sendo submetida por esta desastrosa administração de Carlos Monte e Cynara Lages?



Creio que sim, dá para se tirar a seguinte lição: para se enfrentar e solucionar problemas de ordem pública não basta diploma, não basta honestidade, e sim, a coragem de fazer  o que tem que ser feito, não basta a vontade de fazer e sim a força, a garra e a ação empreendedora que constrói e que realiza. O Prefeito Carlos Monte e a Vice, Cynara Lages se têm algum prestígio político a nível de Palácio de Karnac e bancada federal, não estão usando-o em proveito do povo e sim em proveito pessoal, pois até o presente não se tem verificado uma só ação dos votados por eles em favor da solução dos nossos problemas mais urgentes. Vergonhosa e lastimável a situação da “Terra dos Governadores”, hoje símbolo de decadência.


quinta-feira, 10 de maio de 2018

GESTÃO APROVADA: Dr. José Joaquim tem 1º quadriênio aprovado pelo TCE

O primeiro parâmetro para selecionar um político realmente correto é seguir o princípio de que não basta ser honesto, mas precisa também parecer honesto. A gestão capitaneada pelo Prefeito de Cabeceiras do Piauí, Dr. José Joaquim, acaba de receber Menção de Louvor do TCE-PI com a aprovação plena de suas contas referentes ao seu primeiro quadriênio, a saber: 2013, 2014, 2015 e 2016. Vivemos em um tempo em que as pessoas estão muito descrentes com a política e com os políticos.
Muitos não veem nem sentido em acompanhar e se engajar com essas questões por acreditarem que não fará diferença nenhuma, que todos os políticos são corruptos e que nada pode mudar esse status. “Quero mudar essa visão pessimista, principalmente aqui na nossa Cabeceiras e mostrar que existem políticos honestos e que ainda se preocupam em fazer política com transparência e resultados positivos”, destacou José Joaquim. “Os políticos precisam ter consciência de que devem sim satisfação de seus atos e contas à população e serem controlados e fiscalizados, tornando isso um hábito”, acrescentou.


O Prefeito de Cabeceiras, Dr. José Joaquim esclarece que não tem sido fácil, pois o numerário é pouco para a solução de muitos problemas e que além da rotina administrativa de seu tempo, o mesmo tem assumido débitos astronômicos de gestões passadas, além dos estragos causados pelo inverno atípico que assolou toda essa região. “Quero comungar com toda a minha equipe de secretários e assessores a consecução de tão brilhante aprovação”, frisou o prefeito. As transparências políticas e administrativas tornam mais importantes e presentes no nosso cotidiano a medida que a população percebe que os recursos públicos na verdade pertencem à ela, e não aos atores políticos, que devem ser apenas os administradores desses recursos.
O Prefeito vem mantendo todos os serviços públicos funcionando a todo vapor, salários em dia, obras estruturantes em andamento como: estradas, reformas e construção de escolas, Unidades Básicas de Saúde, abastecimento d’água, quadras poliesportivas, calçamento de vias urbanas e na zona rural, aquisição de novos veículos para os serviços na educação, social, saúde e uma centena de ações que irão conferir bem-estar e melhores condições de vida ao povo cabeceirense. Há uma constante preocupação do gestor em promover uma maior aproximação do povo para com a gestão, onde o mesmo já envidou esforços e contatos para cobertura total de rede de internet de acesso gratuito nas zonas urbana e rural, em primeiro momento nos aparelhos públicos, tais como, escolas e postos de saúde, todos com sistema wi-fi de acesso gratuito. A transparência da gestão do Prefeito, Dr. José Joaquim firma-se como um marco divisor de águas e rompe com o velho paradigma de se jogar para debaixo do tapete o sujo e mostrar só o belo.

Neste aspecto, mais uma vez a gestão mostra seu caráter público e impessoal que se realiza por meio do acesso dos cidadãos às informações governamentais, o que torna mais democrática e estreita as relações entre o município e a sociedade cabeceirense. Estudos realizados com cerca de 180 países pela ONG Transparência Internacional coloca o Brasil na posição 97º no ranking da corrupção. O estudo faz um cruzamento em um conjunto de variantes e indicadores para se chegar a estes resultados. Diante de um cenário de crise moral e institucional pelo qual passa a classe política brasileira ainda se vislumbram casos raros de honestidade e seriedade no trato com a coisa pública como aqui nas Cabeceiras do Piauí, onde o Prefeito e sua equipe têm suas contas aprovadas em sua totalidade e com louvores.
Em palestra para prefeitos de toda região no SENAC/BARRAS presidida pelo Presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo, a gestão do Prefeito Dr. José Joaquim foi elogiada pelas palestrantes daquela Corte de Contas, ocasião em que o Prefeito Dr. José Joaquim foi amplamente aplaudido por todos os presentes. Indagamos ao gestor qual a fórmula para uma gestão eficiente. "Simples, fazer o que tem que ser feito, mas fazê-lo com amor, respeito à coisa pública, em obediência às leis e não levar para casa, aquilo que é do povo”, finalizou o prefeito.


quarta-feira, 2 de maio de 2018

VIOLÊNCIA: Barras pede clemência

O barrense de hoje vive numa prisão domiciliar. Nos últimos anos a escalada da violência tem feito um grande número de vítimas, ceifando a vida, principalmente, de jovens ainda no início de suas vidas. Na madrugada deste 02 de maio, nada menos que três jovens foram brutalmente assassinados em Barras. O pior de tudo é assistirmos impotentes ao descaso das autoridades para com um quadro de total colapso social. Não se tem até aqui, uma ação, por mais paliativa que seja, com vistas ao enfrentamento da violência que campeia e se alastra em cada canto da “Terra dos Governadores”. O que se ver são políticos já se articulando visando suas campanhas, em conchavos nojentos, onde o dinheiro público é a grande moeda de troca.
 O SINPOLPI foi notificado para retirar todos os adesivos e outdoors que estampavam a cara do Governador Wellington Dias e do inoperante Secretário Estadual de Segurança, Fábio Abreu, onde uma frase dizia: “ a violência no Piauí tem nome, Gov. Wellington Dias e Fábio Abreu”. Lembrei-me agora do movimento revolucionário francês de maio de 68 comandado pelos estudantes, de cujo, dentre outros o lema era: “É proibido proibir”. Aqui algo entre o nojento e o imoral está ocorrendo, onde por mais que você aponte os erros e omissões das autoridades, causa prurido a indiferença do Prefeito, Dr. Carlos Monte que inepto, deixa toda sua terra e seu povo à deriva no meio do caos. 
É lastimável o estado de abandono do aparelho urbano que já sente a falta de ação do prefeito, ruas esburacadas, escuridão em grande parte de nossas ruas, praças e avenidas, fato que se configura em ambiente propício à ação de criminosos, hospital sem água, sem resolutividade, e um prefeito omisso, falta de uma pequena ação de arborização e paisagismo para dá uma graça às nossas praças tão feias e escuras. Sentar na porta de casa para uma roda de conversa e cafezinho é coisa do passado, pois quem se atrever a tanto terá seu celular roubado.
 


A marca desta gestão já está muito personificada na incompetência, omissão e indiferença. Barras hoje entra para os anais da história do Piauí, vergonhosamente como sendo uma das mais violentas deste Estado. Nossas condolências às famílias que neste momento choram por sentirem a dor trespassando seus corações por percas tão prematuras.