quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Indicadores mostram que Cabeceiras está acima da média dos vizinhos

Olhando nos indicadores do portal muovebrasil.com, vê-se o quanto Cabeceiras está vivendo seu melhor momento, principalmente, se compararmos com municípios vizinhos como Barras que, em tese, era para estar melhor que Cabeceiras. Sem dúvidas, tais indicadores é o resultado de gestões que podem ser ou não eficientes e eficazes. É notório o desempenho do município na educação que chegou a ter um dos piores IDEB’s do Brasil, com nota que chamou a atenção do Ministério da Educação e hoje, graças as ações implementadas com foco em resultados e metas estabelecidas pelo brilhante Secretário de Educação, Professor Braz de Sousa Carvalho, alcançou-se em 2016 a nota 4.8 o que elevou o município a fulgurar entre os trinta melhores do Piauí.

 Em conversa recente com nossa reportagem o Prefeito de Cabeceiras, Dr. José Joaquim informou que o trabalho continua intenso e focado na auto superação de forma que o próximo IDEB deverá colocar Cabeceiras em patamar de destaque no Piauí. Ontem, 27/02/18 o prefeito acompanhado por lideranças políticas, assessores e gestores da educação Estadual e Municipal, esteve prestigiando o lançamento do 3º Polo de Ensino Médio que foi implantado no Povoado Bom Futuro. 

Nunca se construiu tantas estradas, calçamentos, abastecimentos d’água, quadras esportivas, unidades básicas de saúde (UBS), etc. Graças ao trabalho intenso e integrado com as diversas Equipes da Estratégia Saúde da Família, o município tem um dos mais baixos índices de mortalidade infantil do Piauí. Estaremos postando uma série de matérias com base em estatísticas, tendo como fonte o IBGE, onde iremos comparar com a média nacional e regional para que o internauta tenha a certeza e a garantia de que não se trata de propaganda enganosa e sim, gestão de resultados. “A depender do nosso trabalho e compromisso com nosso povo, Cabeceiras vai continuar no gráfico das estatísticas em curva ascendente (crescendo)”, arrematou o Prefeito, Dr. Zé Joaquim.


terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Gestão Carlos Monte cai na vala comum da corrupção

Dr. Carlos Monte em palanque prometia um novo modelo de gestão. Modelo este que acabaria com as práticas nefastas de políticos carreiristas do passado, como empreguismo, para ser mais preciso, "servidorismo", termo empregado pelo próprio. Passados quase quatorze meses de sua gestão a única "novidade", se é que pode se chamar assim a suposta prática do marido da Vice-Prefeita, Cynara Lages de cobrar propina na escavação de dois tanques para piscicultura na localidade Trindade, em Barras, fato que viralizou na net e que ganhou destaque na imprensa piauiense.O Sec. de Obras já foi alvo de investigação e condenação por práticas nada republicanas em governo passado onde o mesmo fulgurou como laranja da famosa CONSTRUTORA RENER que não tinha sede, nem engenheiro, só picareta, cujo intuito único era a lavagem de dinheiro. Gestão séria, focada em eficiência, eficácia e efetividade jamais permitiria um secretário com robusto histórico de corrupção como o que Barras está vendo. Dr. Carlos Monte ressuscitou os velhos monstros da história recente de Barras, cujo povo pensava que havia enterrado-os para todo o sempre. Ressuscitou uma secretária fantoche que maquiou nosso IDEB, ressuscitou secretário investigado pelo Banco do Nordeste por irregularidades na prestação de contas com verbas da cultura, ressuscitou uma plêiade de lagartas inoperantes e inservíveis que hoje colocam Barras acima do LIMITE PRUDENCIAL/LEGAL da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo consta no portal do TCE, lotando a Casa Rosada de fantasmas que só engessam  a sua gestão deixando-a com a mesma cara daquelas que o mesmo dizia que iria fazer diferente e escolheu como slogan "MUDANÇA" ou o famoso "SOU DO BEM". É risível a PANTOMIMA que o prefeito transformou sua gestão que entra para a história como uma das piores da MAISON ROSÉE (casa rosada).
Caba não mundão.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Descaso, omissão, incompetência. Um misto que tem feito vítimas. Veja o resultado final de uma má gestão pública.


Uma das principais funções do administrador é cumprir metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possível e com o menor número de erros. Nesse processo estão envolvidos dois critérios para o cumprimento dos objetivos: eficiência e eficácia. E eu quero adicionar à estas ideias meu pensamento, dizendo que eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor número de erros. Já a eficácia seria ligada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas.
                                                                                                      
Unir os dois conceitos é essencial para o cumprimento desejado, porém nem todo administrador possui as duas qualidades. A eficácia é a mais importante, é indispensável ao administrador apresentar os resultados esperados, pois atualmente são o que as empresas exigem em primeiro lugar. Já a eficácia conciliada com a eficiência é mais difícil de se encontrar nos gestores atuais, pois, alguém eficaz e eficiente, apresenta os propostos resultados em curto prazo, com qualidade e sem cometer muitos erros, seria o administrador ideal. E o prefeito, Dr. Carlos Monte participou recentemente de um mini curso, no SENAC/BARRAS, onde eu estive presente e o tema era: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA e EFETIVIDADE dos serviços públicos. Na aula prática o prefeito está sendo RE-PRO-VA-DO. Caiu o pórtico do natal, caiu a decoração de carnaval, caiu a escola do Barreiro, caiu o número de matrículas nas escolas, caiu o Sr. Chico das redes...! O que mais falta cair neste governo?


Buraco faz mais uma vítima com rasgo de nove pontos na cabeça

Nada de trágico que acontece na gestão Carlos Monte está fora do previsível. Essa história de que imprevistos acontecem é uma coisa completamente diferente do que vem, com frequência, ocorrendo aqui, pois antes de cair o pórtico natalino da Pça. da Matriz, nós mostramos e alertamos. Dias depois desabou. A decoração carnavalesca, idem, pois adolescentes inexperientes e sem a mínima noção das variantes, formavam a equipe do “decorador”. O serviço da pior qualidade prestado pela empreiteira construwelson, rasgando nossas ruas e depois deixando verdadeiras valas à céu aberto, é flagrante. Não bastasse, o prefeito omisso, fecha os olhos diante desta verdadeira calamidade com o aparelho urbano, outrora, orgulho do barrense. 



O Sr. Chico das redes, como é mais conhecido, esbarrou num destes buracos que chegam a formar uma barreira, semi invisível, (quando não invisível), na noite desta segunda, 17/02/18, onde, depois de perder o controle da moto, caiu e bateu, violentamente a cabeça contra o calçamento abrindo-lhe um rombo que resultou em nove pontos em sua testa. E agora José? Próximo ao magão do caldo, a mesma elevação se repete oferecendo o mesmo risco. Está difícil se trafegar em Barras sem ser surpreendido pelos buracos que se tornaram uma marca desta gestão. Na Arimateia Tito, outra vala que se parece com o canal de transposição do Rio São Francisco, uma lástima. O prefeito, responsável primeiro pela conservação do patrimônio do povo, tarda e peca em não chamar a CONSTRUWELSON para um Termo de Ajuste de Conduta sob pena ter a obra embargada. Se não mudar, desculpe doutor, mas vossa gestão entrará, vergonhosamente para a história como a pior de todas, ante a expectativa que Vossa Excelência criou. O local do acidente é Rua Gervásio Pires, próx. ao Colégio N. Sra. da Conceição. Um internauta nos enviou o vídeo do momento do acidente e em breve postaremos. Aguardem.