segunda-feira, 6 de maio de 2019

Cabeceiras do Piauí: Bom Futuro receberá em breve um moderno Posto de Saúde com nova ambulância

O Prefeito de Cabeceiras do Piauí, Dr. José Joaquim vem mudando o cenário e as estatísticas da saúde pública do município com investimentos de alta monta com construções, reformas e ampliações de unidades de saúde, além de dotá-las de toda a infraestrutura necessária ao seu pleno funcionamento como:  mobiliário, atendimento médico e ambulatorial, medicamentos e outros procedimentos que vem conferindo ao município um padrão bem diferente dos negligenciados num passado não muito distante.

 A propósito, o grande líder, Prefeito Dr. José Joaquim está reformando e ampliando o que antes era uma casa de tacaniça sem as mínimas condições de conforto e segurança aos seus usuários e transformando em um moderno Posto de Saúde na localidade Bom Futuro que será uma referência para toda aquela região, além de já está garantida e depositada em conta da prefeitura uma emenda de autoria da Deputada Federal Iracema Portela para a aquisição de uma ambulância zero quilômetro que deverá ser entregue à população do Bom Futuro e de toda a região. “Vamos nos voltar neste segundo momento de nossa gestão para fazer funcionar plenamente todos os serviços públicos com vistas à excelência dos mesmos... quero entregar ao meu sucessor uma máquina perfeita, bem calibrada, funcionando a todo vapor, para que este dê continuidade e possa conquistar muito mais”, finalizou o Prefeito Dr. José Joaquim. 

















LRF e IEGM: Cabeceiras do Piauí pela segunda vez referência na região

O município de Cabeceiras do Piauí se tornou um modelo de gestão eficiente e eficaz servindo como modelo para todo o Estado do Piauí, porque não dizer para todo o Brasil. O Prefeito, Dr. José Joaquim de Sousa Carvalho vem seguindo rigorosamente todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de manter sempre em dia todas as parcelas de débitos das gestões anteriores, as obrigações e encargos da folha de pagamento como o INSS que varia entre 11 e 22%, de cada salário pago. “Mesmo com tais adversidades vimos mantendo salários em dia, fornecedores em dia e construindo novas unidades, seja de saúde, seja de educação, reformando e ampliando prédios e estradas, instalando sistemas de abastecimento d’água na zona rural, avançando com nosso IDEB, melhorando os indicadores da saúde...” destacou o gestor. Indagado sobre qual a maior dificuldade enfrentada na sua gestão, Dr. José Joaquim foi enfático: “Além do colapso financeiro e administrativo que encontrei, foi e tem sido, extremamente delicado  lidar com a pressão popular por empregos, fato de raiz cultural que foi a mais nefasta e destruidora política praticada no passado pelos nossos antecessores e que temos tido dificuldade para romper com este paradigma, haja vista, ser esta prática, a mãe de toda ineficiência, atraso e quebradeira de qualquer gestão”.

 O IEGM é uma ferramenta criada pelo Tribunal de Contas do Piauí – TCE-PI que consiste em um questionário que as prefeituras preenchem informando acerca de todas as ações e gastos em todos os setores da gestão e tem por objetivo aferir onde e como está sendo aplicado o dinheiro público e se tais gastos estão resultando em melhoras nos indicadores de saúde, educação, infraestrutura, etc. Para ser destaque e servir de modelo no IEGM do Piauí, o Prefeito de Cabeceiras não só preenche e envia em tempo hábil tais informações, como foram feitas diligências pelo TCE-PI por duas vezes no município, onde ficou comprovado por documentos, testemunhos e observações, in loco, que as informações do formulário estavam em conformidade com o que fora visto pelos observadores da Corte de Contas do Piauí. Percebe-se, portanto, que muitas vezes o eleitor se deixa levar por campanhas de candidatos milionários e populares e se esquece que estes, via de regra, são os piores. “Nos dias que correm as qualidades mais importantes em um gestor é a competência para encontrar saídas, a coragem de enfrentar desafios, autoridade e liderança para romper com práticas populistas que só servem para criar mitos, e não resultados, como assim o é a política do empreguismo do passado, e claro, honestidade para entender que o dinheiro público tem um destinatário, o povo... e é o que estamos fazendo aqui em Cabeceiras, tratando a coisa pública com fé pública e transparência”, destacou o grande líder, Dr. José Joaquim.



Um gestor que se mostra compromissado com as futuras gerações não pode tergiversar ante as dificuldades. “Estamos pagando o PISO SALARIAL NACIONAL dos professores, pagamos, também o piso dos agentes de saúde e endemias, pagando o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação, insalubridades, férias, terço de férias e tudo o mais que é de direito... é preciso muita seriedade, muita garra, e muito esforço para chegar onde chegamos abaixo de 48,60% de gasto com pessoal, daí, nossa prefeitura não aparecer em listas negativas do TCE-PI e em nenhuma outra”, cunhou o Prefeito Dr. José Joaquim. A cidade, em todos os seus quadrantes é um grande canteiro de obras. Na zona rural são encontrados ginásios poliesportivos cobertos, Unidades Básicas de Saúde, energia elétrica, sistemas de abastecimento d’água, estradas, postos de saúde, escolas, médicos, fisioterapeutas, tudo em pleno funcionamento como visto e relatado pelos técnicos do TCE-PI.



quinta-feira, 2 de maio de 2019

IEGM: Cabeceiras do Piauí é destaque no Estado como gestão eficiente


Desde que assumiu a gestão do município de Cabeceiras do Piauí em janeiro de 2013 o Prefeito, médico ginecologista, Dr. José Joaquim de Sousa Carvalho enfrentou grandes dificuldades, principalmente pelo descalabro administrativo e colapso financeiro da prefeitura com dívidas astronômicas que deixaram a municipalidade à beira da ingovernabilidade. “Foram tempos difíceis”, lembra o Prefeito. Mas, o gestor sabia que a razão de ter sido escolhido com esmagadora maioria, pelo povo cabeceirense, era a crença que o mesmo depunha no sentido de ser ele (Dr. José Joaquim) a pessoa certa a por fim a uma era marcada pela irresponsabilidade fiscal e total descaso com a coisa pública.
Todos os esforços foram envidados no sentido de se recuperar o crédito da prefeitura junto aos diversos órgãos de crédito, fiscalização e controle públicos. Hoje, sete anos depois, a gestão de Cabeceiras se mantém, diariamente, na condição de adimplência, honrando todos os compromissos (ROMBOS) que foram deixados pelas gestões passadas, pagando em dia funcionários e fornecedores, ampliando a oferta de serviços e especialidades médicas, atingindo, anualmente, todas as metas das campanhas de imunização e mutirões de combate ao mosquito da dengue, assim como o controle de outras patologias.

 O município deu um salto importante na educação, saindo da condição de um dos piores IDEB do Piauí para hoje figurar entre os vinte melhores, graças a um planejamento estratégico e o permanente manejo de supervisão e coordenação pedagógica, aliado a processos de qualificação de professores que vêm atuando de forma mais intensa e, por conseguinte, colhendo resultados expressivos neste segmento da gestão de Cabeceiras. “Não pense que seja uma tarefa fácil... nossos esforços são diários... pegamos uma máquina quebrada e enferrujada, carcomida por vinte anos de maus condutores”, comparou José Joaquim. “Mas, focamos em resultados, daí sermos hoje referência administrativa em nossa região”, frisou o gestor.

“Estamos cumprido, com rigor, todas as exigências dos órgãos de controle e fiscalização, como é o caso do IEGM, do TCE, onde somos destaque como um dos poucos que mantém estas informações atualizadas e dentro dos prazos, nunca mais figuramos no CAUC, daí estarmos firmando convênios com os Governos Federal e Estadual”, lembrou o prefeito. As condições acima destacadas elevaram Cabeceiras do Piauí a uma condição de destaque, respeito e credibilidade regional nunca antes vista, graças ao empenho e a capacidade do grande líder, Dr. José Joaquim, que incansável e diligente com seu povo, está sempre participando, seja no Palácio de Karnak, seja na Assembléia ou na Câmara Federal de intensos, e por vezes, inflamados debates na defesa dos interesses da coletividade cabeceirense. A cada aniversário da cidade o Prefeito, Dr. José Joaquim pesquisa junto à juventude, qual atração (cantor) de espectro nacional ela quer assistir e desta feita as atrações indicadas pelo povo foram, Jonas Esticado e Caninana. Uma noite pra ninguém, ninguém botar defeito, e sim, guardar na lembrança, porque foi um SHOW EM DOSE DUPLA daqueles que marcam e dão saudades. Parabéns Cabeceiras do Piauí.